domingo, 3 de novembro de 2013

MORAR NA ITÁLIA - AS PEQUENAS CIDADES DE ABRUZZO: Abbateggio e Anversa degli Abruzzi

Morar na Itália - duplacidadanianaitalia.blogspot.com.br

AS MAIS BELAS E PEQUENAS CIDADES DE ABRUZZO

por BEATRIZ PICCOLI
beatriz_piccoli@hotmail.com
duplacidadanianaitalia.blogspot.com.br


Pensei em montar um roteiro de visitação para aqueles que querem conhecer um pouco mais do que é viver na Itália como nossos antepassados: no campo. E para isso passo a citar algumas cidades que penso serem as mais bonitas e típicas da região de Abruzzo. Morar em uma destas cidades é poder respirar liberdade, poder viver em tranquilidade com a natureza e com o próprio ser humano. Não há aquela preocupação que temos, principalmente quem vive em grandes centros, tais como poluição, não há violência, não existe o stress que estamos acostumados a presenciar em São Paulo. A qualidade e o custo de vida compensam qualquer sacrifício. Venha conhecer e morar em Abruzzo - terra de camponeses, pastores e de estações de esqui, terra da natureza. 

Comune di Abbateggio: Terra da cevada 



Pequeno "paese" situado a cerca de 200 km de Roma, na Província de Pescara em Abruzzo, com cerca de 450 habitantes, tem em uma de suas belas vistas a cadeia de montanhas Gran Sasso. A Festa da Cevada, que surgiu em 1992, é um festival que tem no seu papel principal este cereal, que foi durante muitos séculos esquecido por todos, porque foi substituído por variedades mais modernas de trigo. Os lugares mais interessantes de se conhecer nestes "burgos" começam sempre pela praça central, pois é de onde de expandem e nascem as cidades. Na praça central de Abbateggio localiza-se a Igreja de San Lorenzo, patrono da cidade, que tem sua festa no dia 10 de agosto, e a pequena Igreja da Madonna de Carmine. Deslocando-se para a Praça Celestino V você poderá desfrutar da mais bela vista panorâmica do vale, as montanhas: de Gran Sasso e de Morrone. Seguindo para o ponto mais alto da cidade você chegará até a Igreja Nossa Senhora de Elcina. Não deixe de visitar a pequena vila de Santa Agatha, sitio arqueológico de grande significância para a cidade; o Fosso Cusano junto com o Fosso Velha Fonte, em fase de proteção pois foi uma importante área de mineração. Saindo da vila vá até o Valle Giumentina, também importante sítio arqueológico onde se encontra um grupo de "cabanas tholos" (monumentos religiosos, templos ou sepulturas com formas circulares). Do Valle Giumentina chega-se a aldeia Macchia Abbateggio, uma das mais belas florestas das encostas das montanhas de Majella. Não deixe de ver também, a fonte Morgia, uma das principais nascentes das montanhas de Majella.

Como chegar:

Para conhecer melhor a cidade entre em contato conosco:

email: beatriz_piccoli@hotmail.com

ou pelos telefones:

(11) 95619-8602 (Vivo)
(11) 97022-1525 (Tim)

393292472948 (diretamente na Itália)

Comune di Anversa degli Abruzzi: os desfiladeiros



Pequeno vilarejo situado na Província de Aquila, a cidadezinha de Anversa degli Abruzzi, de quase 400 habitantes, situa-se a 575 metros acima do nível do mar, logo no começo dos desfiladeiros de Sagitário e está distante de Roma cerca de  150 km. No dia 16 de janeiro comemora-se o dia do patrono da cidade que é San Marcelo. Percorrendo a estrada que vai do Valle Peligna até Scanno, deve-se atravessar um  profundo desfiladeiro de camadas de calcário, escavado pela ação milenar do tempo e das águas do rio Sagitário. Vale a pena conhecer os lugares mais importantes que são: a igreja da Madonna delle Grazie , no século XVI , a igreja de San Marcello , com o portal gótico , as ruínas do castelo construído pelos normandos no século XII . Também vale a pena verificar a região da cidadezinha chamada de Castrovalva, a reserva natural " Gole del Sagitário " com as fontes Cavuto . Desde 2002 Anversa degli Abruzzi faz parte do Parque Literário " Gabriele D' Annunzio ". Até a época da 2ª Guerra Mundial, a cidadezinha produzia e vendia produtos em terracota, tijolos e gesso; como panelas e potes. Na cidadezinha você vivencia a o que morar em fazenda, passa a ver a criação de ovinos , vive a atividade leiteira , e algumas operações comerciais e de restauração . Durante vários anos, existia um laboratório para a fabricação de cerâmica onde muitos moradores (artesãos) eram empregados em Antuérpia.

Como chegar:

Para conhecer melhor a cidade entre em contato conosco:

email: beatriz_piccoli@hotmail.com

ou pelos telefones:

(11) 95619-8602 (Vivo)
(11) 97022-1525 (Tim)

393292472948 (diretamente na Itália)


PRÓXIMA POSTAGEM: COMUNI DI BUGNARA E CARAMICO TERME, não percam!!!


Um comentário: