sexta-feira, 8 de abril de 2022

Assistência médica para brasileiro na Itália

 Caso você tenha duvida ou receio em viajar à Itália sem ter contratado um seguro saúde, saiba que, como turista ou até mesmo como descendente de italiano(s) você tem direito a assistência medica em qualquer cidade italiana, mesmo sem ter em mãos o CDAM (Certificado de Assistência Médica do SUS), apenas com o passaporte brasileiro você terá direito a consulta medica de urgência em postos de saúde ou até mesmo em hospitais públicos.

Certa vez hospedada em um hotel na pequena cidade de minha mãe (Magliano Dei Marsi, provincia de Aquila em Abruzzo), meu cliente começa a passar mal. De carro fomos até o Hospital Central de Avezzano e lá, imediatamente, ele foi atendido, diagnosticado e medicado. Meu cliente em questão era brasileiro, descendente de mulçumanos e mesmo assim obteve tudo o que era necessário para a sua saúde.
Em Avezzano também, torci o pé direito e minha prima me levou para um pequeno hospital (menor do que o de Avezzano) na cidade de Tagliacozzo. Chegamos por volta das 18hs e o hospital estava totalmente vazio (era o ano de 2013), fui a primeira e acho que única paciente a ser atendida, fiquei com receio mas ela logo me acalmou dizendo: o grande problema que estamos enfrentando com o hospital era que ele estava para ser fechado; pensei comigo: claro... por isso estava tão vazio; só que não. O motivo era que não haviam pacientes para serem atendidos e toda aquela estrutura montada pela prefeitura e a manutenção de seus funcionários não estava sendo usada.
Para nós pode parecer um absurdo mas na Itália o sistema de saúde funciona pois é preventivo, todos que nascem ou que são registrados na cidade onde passam a morar (e isso é obrigatório), recebem uma lista com a relação de todos os médicos, chamados aqui de médicos da família ou médicos da comunidade. Desta lista a pessoa escolhe um que passa a ser o médico que o acompanhará por toda a sua vida, toda a sua saúde estará arquivada junto com esse medico e qualquer consulta que o cidadão precise, desde cuidar de uma unha até uma cirurgia, terá que passar por ele.
E não é só. Toda medicação que possa ser utilizada pelo cidadão, poderá ser retirada em qualquer farmácia (com a apresentação da receita) sem que haja sequer o pagamento, o governo é quem paga a medição, no máximo algumas medicações podem ter o custo de 1 a 2 euros, que é uma taxa simbólica.
Enfim, a saúde pública na Itália é acessível a todos, independente de sua origem ou de sua classe.


Ospedale Tagliacozzo Umberto I

Beatriz PIccoli
whatsap (011) 95067-4770 


Nenhum comentário:

Postar um comentário