quinta-feira, 21 de novembro de 2013

MORAR NA ITÁLIA - AS PEQUENAS CIDADES DE ABRUZZO: SAN STEFANO DI SESSANIO E SCANNO

Morar na Itália - duplacidadanianaitalia.blogspot.com.br

AS MAIS BELAS E PEQUENAS CIDADES DE ABRUZZO - continuação 

por BEATRIZ PICCOLI
beatriz_piccoli@hotmail.com
duplacidadanianaitalia.blogspot.com.br

Pensei em montar um roteiro de visitação para aqueles que querem conhecer um pouco mais do que é viver na Itália como nossos antepassados: no campo. E para isso passo a citar algumas cidades que penso serem as mais bonitas e típicas da região de Abruzzo. Morar em uma destas cidades é poder respirar liberdade, poder viver em tranquilidade com a natureza e com o próprio ser humano. Não há aquela preocupação que temos, principalmente quem vive em grandes centros, tais como poluição, não há violência, não existe o stress que estamos acostumados a presenciar em São Paulo. A qualidade e o custo de vida compensam qualquer sacrifício. Venha conhecer e morar em Abruzzo - terra de camponeses, pastores e de estações de esqui, terra da natureza. 

SAN STEFANO DI SESSANIO 

 






Esta pequena cidade com cerca de 115 habitantes, está localizada na Província de Aquila em Abruzzo e comemora no dia 02 de agosto o dia de seu padroeiro que é Santo Stefano. 
A teoria mais aceita é que o nome da cidade deriva de Sassanio Sextantio, uma pequena povoação romana localizada perto da cidade atual, que ficava provavelmente perto de uma importante aldeia romana. A cidadezinha de S.Stefano di Sessanio é, entre os monumentos feitos pelo homem, talvez o mais sugestivo de todo o Parque Nacional de Gran Sasso e do Monti della Laga. É um burgo completamente construído em pedra calcária branca, e cuja brancura tornou-se opaca com o passar do tempo. As ruas que atravessam a pequena cidade devem ser obrigatoriamente percorridas a pé e apresentam uma riquíssima variedade arquitetônica, das íngremes escadas que ficam ao lado da Igreja de S.Maria in Ruvo (séc. XII-XIV) até as tortuosas ruelas sinuosas pavimentadas que serpenteiam entre as casas e conduzem-nos até a Torre, um longo do caminho construído sob as casas para proteger os pedestres da neve e do vento frio do inverno. Construídos durante o governo da família Medici, as arcadas elegantes, os portais em arco com azulejos florais, janelas de pedra finamente trabalhadas e decoradas e as janelas gradeadas com suas varandas, formam a arquitetura medieval da cidadezinha. O produto típico da cidade são as lentilhas biológicas, que possuem uma qualidade rara e antiga e são cultivadas apenas em terra árida de altas montanhas, que ficam entre 1.200 e 1.450 metros de altura. Seu prato típico é a sopa de lentilhas servida com pão amanhecido cortado em pequenos quadrados (crotons) fritos em azeite de oliva, além da carne de cordeiro criados no planalto do Campo Imperatore em receitas como a do cordeiro alla chiaranese com queijo e ovos. 


Zuppa di lenticchie









Não deixe de ver:

- a Igreja de San Stefano
- a Sagra da lentilha em setembro
- a sede do comune
- as ruas estreitas
- os palacetes 
- a arquitetura medieval

Como chegar e para conhecer melhor a cidade entre em contato conosco:

email: beatriz_piccoli@hotmail.com

ou pelos telefones:

(11) 95619-8602 (Vivo)
(11) 97022-1525 (Tim)

393292472948 (diretamente na Itália)

SCANNO


 














Situada na província de Aquila em Abruzzo, Scanno conta com cerca de 2.000 habitantes. O nome da cidade deriva do lugar onde ela foi fundada, foram os romanos que deram o nome de Scanno à cidade, em referência a um penhasco rochoso sobre o qual descansa os primeiros indícios das altas montanhas do Vale do Sagitário. 
Comemora-se o dia de seu padroeiro em 20 de setembro, data em que a cidade presta homenagem a Santo Eustaquio. 
Paisagem perfeita para encenar um filme de Pasolini, Scanno traz a força do passado com suas tradições e seus amores. Construída por trabalhadores humildes, que do campo tiravam seu sustento, Scanno tem suas casas, suas fachadas imponentes, decoradas com elementos arquitetônicos mais variados como portais, colunas, arcos, pilastras, anjos, balcões etc. Com o passar do tempo alguns edifícios precisariam de restauro pois suas fachadas perderam a coloração original mas o centro urbano e histórico continua harmonioso e encantador. E a beleza desta cidade está em se deixar levar pelas ruelas e vielas, descobrindo detalhes arquitetônicos e curiosidades particulares criando visões inesperadas. Scanno se descobre assim, deixando se transportar pelos prazeres de um olhar mais atento.  
O produto tradicional da cidade é basicamente o traje típico das mulheres de Scanno. 

Traje feminino de Scanno
Os pratos típicos vão do salame e queijo, juto com os antepastos como a ricota fresca e quase derretendo na boca, macarrão com feijão e molho, macarrão alla chitarra, carne de cordeio ou de porco. Os doces são os amaretti e o bolo com frutas vermelhas do bosque. 

Não deixe de ver:

- o antigo muro da cidade
- o único portão Porta della Croce (do séc. XV) que ainda resta do antigo muro. 
- os inúmeros arcos internos das vielas
- os portais de pedra
- as duas fontes barrocas
- as inúmeras igrejas e palazzetti
- as festas com os costumes femininos
- o Museu da Lã
- o Lago de Scanno com seu formato de coração
- as montanhas que cercam a cidade


Como chegar e para conhecer melhor a cidade entre em contato conosco:

email: beatriz_piccoli@hotmail.com

ou pelos telefones:

(11) 95619-8602 (Vivo)
(11) 97022-1525 (Tim)

393292472948 (diretamente na Itália)








Nenhum comentário:

Postar um comentário