segunda-feira, 25 de novembro de 2013

MORAR NA ITÁLIA - TOUR PELAS GRUTAS E CAVERNAS DE ABRUZZO

AS MAIS BELAS E PEQUENAS CIDADES DE ABRUZZO - continuação 

por BEATRIZ PICCOLI
beatriz_piccoli@hotmail.com
duplacidadanianaitalia.blogspot.com.br

Pensei em montar um roteiro de visitação para aqueles que querem conhecer um pouco mais do que é viver na Itália como nossos antepassados: no campo. E para isso passo a citar algumas cidades que penso serem as mais bonitas e típicas da região de Abruzzo. Morar em uma destas cidades é poder respirar liberdade, poder viver em tranquilidade com a natureza e com o próprio ser humano. Não há aquela preocupação que temos, principalmente quem vive em grandes centros, tais como poluição, não há violência, não existe o stress que estamos acostumados a presenciar em São Paulo. A qualidade e o custo de vida compensam qualquer sacrifício. Venha conhecer e morar em Abruzzo - terra de camponeses, pastores e de estações de esqui, terra da natureza. 

TOUR PELAS GRUTAS E CAVERNAS DAS MONTANHAS DE ABRUZZO - OS APENINOS


GRUTA DE PIETRASECCA










A área protegida da Gruta de Pietrasecca tem a extensão de cerca de 110 hectares e se encontra no Comune de Carsoli, Província de Áquila (Abruzzo). Representa a primeira reserva a nível europeu, constituída especificamente para a tutela de um sitio cársico, onde predominam na superfície, pedras calcárias que com a erosão do tempo e da chuva, penetra nas grutas e cavernas formando a paisagem com estalactites, estalagmites e colunas, onde temos a Gruta do Grande Cerco e a Gruta do Ovito.  A Gruta Grande do Cervo deve sua importância ao descobrimento no seu interior de ossos de um cervo de notável interesse paleontológico, de mais 3 espécies de mamíferos (entre eles um  urso e um lince) e de moedas romanas do séc. IV-V d.c. Esta gruta se encontra a 858 metros do nível do mar com o comprimento total de 2500 metros, com desnível de 70 metros. 
E de imenso interesse hidrológico, temos também a Gruta do Ovito, um sumidouro natural que recolhe as águas da bacia do mesmo nome para devolvê-los depois de 1300 m. como nascente. esta gruta se encontra a 806 metros sobre o nível do mar, os seus corredores somam o comprimento total de 1370 metros com um desnível de 41 metros. 

Para conhecer melhor as grutas e os desfiladeiros entre em contato conosco:

email: beatriz_piccoli@hotmail.com

ou pelos telefones:

(11) 95619-8602 (Vivo)
(11) 97022-1525 (Tim)

393292472948 (diretamente na Itália)

GRUTA DE BEATRICE CENCI





A gruta encontra-se na cidade de Cappadocia, a cerca de 8 km da cidade de Tagliacozzo na Província de Aquila em Abruzzo. Escavada e desenhada desde os tempos mais antigos pela força das águas fluviais, constitui a porção inicial de um amplo sumidouro fóssil e representa um enorme tesouro natural e arqueológico. A visita a gruta é sempre acompanhada por um guia que ilustrará todos os fatos e paisagens arqueológicas naturais e históricas. A visita leva até perto do Ovido di Verrechie, um impressionante escoadouro com um abismo de 300 metros que capta as águas do riacho para depois percorrer subterraneamente um caminho ressurgindo em Stfratati, uma vila perto de Tagliacozzo. A trilha, dentro da gruta, chega até a beira de um precipício onde pode-se admirar o incredível abismo. 
A Gruta de Beatrice Cenci deve seu nome a uma nobre romana,  executada em 11 de setembro de 1599, no Castelo Sant´Angelo em Roma, por ter matado seu pai violento e que abusava sexualmente de seus filhos, para logo em seguida subir para o papel da heroína folclórica. 
No interior da caverna , você se encontra imergido em uma rica gruta com estalactites e estalagmites. Um conto de fadas que se abre em amplas salas de estar da época do Neolítico, onde viviam os primeiros homens e que ainda preserva os testemunhos. O cenário externo é cheio de vegetação exuberante.
Nas cavernas há um sítio arqueológico de 300 metros quadrados, onde os artefatos foram desenterrados e recuperados objetos da Idade do Bronze .

Para conhecer melhor as grutas e os desfiladeiros entre em contato conosco:

email: beatriz_piccoli@hotmail.com

ou pelos telefones:

(11) 95619-8602 (Vivo)
(11) 97022-1525 (Tim)

393292472948 (diretamente na Itália)

GRUTA DO CAVALLONE









A montanha Majella (ou Maiella) é considerada pelos abruzzeses como a Mãe de todas as montanhas pela constituição de suas rochas que lembram a forma feminina. É a segunda montanha mais alta dos apeninos continentais depois do Gran Sasso. Situada nos Apeninos centrais abruzzeses localiza-se entre as províncias de Chieti , Pescara e Aquila e se eleva a cerca de 40 km do mar Adriático. Supõe-se que os primeiros a descobrirem a existência da Grotta del Cavallone foram os pastores que percorriam as montanhas do Maiella na maior parte do ano, com os seus rebanhos. Já era conhecida em 1600 e começa a ser valorizada para o turismo a partir de 1.800. A Gruta do Cavallone encontra-se a 1475 metros de altura na cidade de Taranta Peligna e é a única gruta visitável no Parque Nacional do Maiella. Desde 1978 existe uma funivia que permite acesso mais rápido e mais fácil para os turistas. A gruta é visitável por cerca de 1 km de comprimento nos quais se abrem salas e túneis que foram imortalizados nos versos de D'Annunzio. Uma vez dentro, se abre um longo caminho para a sala do Aligi, a Floresta Encantada, a sala dos Merletti, a Bolgia Dantesca e a Sala do destino. A gruta é aberta só no verão e mesmo assim a temperatura interna chega a atingir a marca de 10º. graus. Existem várias teorias etimológicas sobre seu nome. Muitos argumentam que tem origem divina e tem o seu nome derivado da deusa Maia, mãe de Mercúrio. A lenda diz que Maja visitou a montanha em busca de ervas medicinais para salvar seu filho ferido em batalha. Outros argumentam que o antigo nome desta montanha é Nicates , da contração das palavras gregas Nican e aete : vencer o vento . Ainda outros especulam que esta deriva de Maggiocondolo  (Maio, árvore dos Alpes apeninos) , uma árvore que com suas flores amarelas na primavera adorna as florestas do Maiella .

Para conhecer melhor as grutas e os desfiladeiros entre em contato conosco:

email: beatriz_piccoli@hotmail.com

ou pelos telefones:

(11) 95619-8602 (Vivo)
(11) 97022-1525 (Tim)

393292472948 (diretamente na Itália)

GRUTA DE STIFFE










A gruta de Stiffe localiza-se no Parque Regional do Sirente- Velino em Aquila - Abruzzo.
Encontramos um lugar chamado Stiffe, pela primeira vez, em "Catalogus baronum sub Wiligelmi" (1167), o documento que apresentava, sob o reinado de Guglielmo I, a leva principal que o rei normano poderia pegar de seus próprios senhores feudais, em caso de guerra , Stiffe, então conhecida pelo nome de Stissam, tinha a obrigação de fornecer três soldados. No entanto, mesmo antes disso, o nome Stiffe indicava um conjunto de casas dispersas que, com o tempo, se transforma em castrum, uma verdadeira aldeia fortificada. Por outro lado, essa mudança é confirmada pela presença da Igreja de Sant'Andrea, uma igreja fora dos muros, que servia como um local de encontro social antes do ano 1.000 eque depois será suplantado pelo Castelo, do qual resta apenas as ruínas. Entre os bosques do vale Dell'Aterno, este esplendido sistema hipógeo recolhe as águas subterrâneas do Sirente do Rocche, se desenvolve por cerca de 650 metros e é caracterizada por cachoeiras e lagoas de grande beleza. Para grupos de mais de 20 pessoas, é aconselhável reservar uma visita, se você quer tirar proveito do bilhete reduzido para todos os participantes. No período de novembro a abril, devido às condições climáticas incertas, é sempre aconselhável verificar com antecedência.
Para conhecer melhor as grutas e os desfiladeiros entre em contato conosco:

email: beatriz_piccoli@hotmail.com

ou pelos telefones:

(11) 95619-8602 (Vivo)
(11) 97022-1525 (Tim)

393292472948 (diretamente na Itália)


GOLLE DI CELANO









Situado no comune de Celano em Aquila, Abruzzo. Raro exemplo de Canyon na Itália, é um lugar altamente sugestivo onde se pode entrar a pé entre duas paredes rochosas no ponto mais alto chegando a 190 metros de altura e 3 metros de largura. A assim chamada Passagem do Colle di Celano é hoje a meta desejada por todos os italianos e estrangeiros apaixonados pelo montanhismo. O percurso inicialmente leve conduz a um trecho do Canyon muito sugestivo, logo após pode-se descansar na Fonte dos Enamorados, para depois prosseguir através das ruínas de um monastério Benedettino, finalmente o trecho mais duro mas praticável com paradas que levam até o Valle D'Arano em Ovindoli. A Gole di Celano é sem duvida nenhuma o canyon mais famoso e frequentado dos apeninos centrais. Está encrustada entre a encosta da Serra de Celano e do Monte Etra, a uma altura relativamente baixa, cerca de 950m. É um caminho mais fácil e espetacular a se percorrer e deve ser feito quando as montanhas estão secas. É possível encontrar numerosas espécies de animais que frequentam o vale. 

Para conhecer melhor as grutas e os desfiladeiros entre em contato conosco:

email: beatriz_piccoli@hotmail.com

ou pelos telefones:

(11) 95619-8602 (Vivo)
(11) 97022-1525 (Tim)

393292472948 (diretamente na Itália)

GOLLE DI SALINELLO












Se encontra no território do Parque do Gran Sasso e do Monte della Laga, na cidade de Civitella del Tronto, na província de Teramo em Abruzzo. É sem duvida alguma, de um dos mais belos desfiladeiros que a natureza escavou no decorrer dos séculos através do rio Salinello entre as chamadas montanhas gêmeas, aquela do Campli que chega a atingir os 1718 metros de altura no Monte Foltrone e aquela das Flores cujo pico principal,o do Monte Girella, passa dos 1814 metros de altura. Os dois relevos montanhosos são divididos pelo Torrente Salinello que está escavado em um profundo vale comprido por cerca de 3 Km., que na parte final se restringe a um espetacular desfiladeiro modelado pelo lento trabalho da água que fez seu trabalho de erosão na rocha viva, no decurso dos tempos.

Para conhecer melhor as grutas e os desfiladeiros entre em contato conosco:

email: beatriz_piccoli@hotmail.com

ou pelos telefones:

(11) 95619-8602 (Vivo)
(11) 97022-1525 (Tim)

393292472948 (diretamente na Itália)

ZOMPO LO SCHIOPPO









Zompo lo Schioppo é um exemplo de nascente intermitente que surge de pedras cársicas, que se estingue anualmente nos meses secos e no outono. A água flui de uma ingrime parede de calcário com uma queda de quase 80 metros, formando a cascata natural mais alta dos Apeninos. A reserva está situada no território do comune de Morino na província de Aquila em Abruzzo, a visita é facilitada por uma série de estruturas, recepção e serviços para o turista, como o Centro de recreação, três áreas de parque, passeio a cavalo, camping, trilhas para caminhadas, ponto de informação e socorro. 


Para conhecer melhor as grutas e os desfiladeiros entre em contato conosco:

email: beatriz_piccoli@hotmail.com

ou pelos telefones:

(11) 95619-8602 (Vivo)
(11) 97022-1525 (Tim)

393292472948 (diretamente na Itália)

Nenhum comentário:

Postar um comentário