sexta-feira, 22 de novembro de 2013

MORAR NA ITÁLIA - AS PEQUENAS CIDADES DE ABRUZZO: TAGLIACOZZO E VILLALAGO
Morar na Itália - duplacidadanianaitalia.blogspot.com.br

AS MAIS BELAS E PEQUENAS CIDADES DE ABRUZZO - continuação 

por BEATRIZ PICCOLI
beatriz_piccoli@hotmail.com
duplacidadanianaitalia.blogspot.com.br

Pensei em montar um roteiro de visitação para aqueles que querem conhecer um pouco mais do que é viver na Itália como nossos antepassados: no campo. E para isso passo a citar algumas cidades que penso serem as mais bonitas e típicas da região de Abruzzo. Morar em uma destas cidades é poder respirar liberdade, poder viver em tranquilidade com a natureza e com o próprio ser humano. Não há aquela preocupação que temos, principalmente quem vive em grandes centros, tais como poluição, não há violência, não existe o stress que estamos acostumados a presenciar em São Paulo. A qualidade e o custo de vida compensam qualquer sacrifício. Venha conhecer e morar em Abruzzo - terra de camponeses, pastores e de estações de esqui, terra da natureza. 


TAGLIACOZZO

"…e là da Tagliacozzo, ove senz’arme vinse il vecchio Alardo. "
Dante Alighieri, INFERNO - XXVIII canto (vv. 16-18) della Divina Commedia



























Pequena cidade italiana situada na Província de Aquila (Abruzzo), é considerada a “pérola” da província, por sua localização, sua arquitetura, sua arte e sua história. Conta com cerca de 7.000 habitantes, seu nome significa, de acordo com os pesquisadores, "corte na rocha"  referindo-se à fissura que divide a montanha, onde se desenvolveu a cidade. Suas  muralhas que defendiam um antigo castelo, atualmente em ruínas, datam de 1410. Para adentrar no centro da cidade deve-se passar por um arco romano de grande interesse histórico.
 Entrada para o centro da cidade de Tagliacozzo, com o arco romano

No centro da pequena cidade encontramos uma fonte datada do século XIII. Após várias reformas, tornou-se um monumento nacional. Na primeira vez em que estive na cidade a fonte era um escultura de gelo, onde suas águas, transformadas em pequenas cascatas congeladas pelas baixas temperaturas, era uma bela obra de arte esculpida pela natureza. Os edifícios, verdadeiros monumentos a céu aberto, os vitrais, as janelas seus arcos.


Centro de Tagliacozzo com a  Piazza Obelisco 


Um dos elegantes edifícios restaurados do centro histórico


São vários os eventos que a cidade promove, desde as tradicionais festas dos padroeiros no período de férias até a Festa del Volto Santo, celebrada no primeiro domingo após a Pasqua. Na última semana de julho acontece a Rassegna Internazionale del Folclore. 
Na área da gastronomia seus pratos típicos são: nhoque com grão de bico, polenta com linguiça, costeletas servidas em pratos de madeira e por fim, o cordeiro com queijo e ovos para sentir a sutileza da carne.


Capuccino no bar Joe & Roberta na praça do Comune 

Não deixe de ver: 

- Piazza Obelisco, envolta por elegantes prédios com janelas renascentistas
- Teatro Talia de 1686
- Palazzo Ducale da primeira metade do século XIV
- Igreja e o Convento de San Francesco provavelmente do anterior ao ano de 1115
- a Igreja de San Cosme e Damiano do séc. VIII
- a Igreja della Misericordia
- a Igreja de Sant'Antonio
- o Santuário de Maria Santissima dell'Oriente
- O Castelo
- as 5 Portas



Para conhecer melhor a cidade entre em contato conosco:

email: beatriz_piccoli@hotmail.com

ou pelos telefones:

(11) 95619-8602 (Vivo)
(11) 97022-1525 (Tim)

393292472948 (diretamente na Itália)


VILLALAGO



 








Pequena cidade situada na Província de Aquila em Abruzzo, conta com cerca de 600 habitantes. No dia 22 de agosto a cidade homenageia seu padroeiro que é San Domenico. Do latino vulgar Valle de Lacu, refere-se a presença no território de nove lagos, muitos dos quais desaparecidos. As casas alinhadas sobre os precipícios e rochedos parecem sempre prestes a escorregar. Lá em baixo flui o rio Sagitário, através de grossas árvores e se formam os lagos com águas claras e verdes e um oásis de aves aquáticas. A partir da praça principal , a aldeia sobe até o anfiteatro do lado leste da montanha, em uma sequência fascinante de balcões, becos e praças. Característica do lugar são os arcos que sustentam acima deles uma casa construída de pedra e vigas de madeira . A partir da praça Celestino Lupi, deve-se subir a grande escadaria  para chegar no coração da cidadezinha onde se encontra a Igreja parochial em estilo românico de Abruzzo. Lá está conservada uma tela pintada em 1521 representando a Virgem do Rosário e o altar de San Domenico , um precioso monumento do século XII esculpida em pedra.Hoje esta cidadefaz parte da reserva natural junto ao Lago Pio, circundado de montanhas  e bosques de carvalhos até o limite do Parque nacional de Abruzzo. Entre os pratos típicos temos as sobremesas, o mostaccioli com amêndoas, vinho e chocolate coberto com glacê.

Mostaccioli com amêndoas e coberto com glacê

O prato típico da cidade é o Cazzelliti macarrão com feijão,  a pacchiarozze que é uma massa semelhante ao fettucine, feita com cordeiro e queijo. 

Não deixe de ver:

- A Igreja Paroquial
- o prédio da velha prefeitura
- a Igreja Madonna dell'addolorata
- a Torre Medieval
- a Igreja de San Michele
- Convento di San Domenico
- o Museu da cidade
- o Lago e a reserva di San Domenico
- as trilhas para o Monte Argatone


Para conhecer melhor a cidade entre em contato conosco:

email: beatriz_piccoli@hotmail.com

ou pelos telefones:

(11) 95619-8602 (Vivo)
(11) 97022-1525 (Tim)

393292472948 (diretamente na Itália)













Nenhum comentário:

Postar um comentário